quinta-feira, 23 de junho de 2011

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA DO RN - SINAI-RN

Em 31 de maio de 1989, nasce o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai-RN). Junto com ele nascem vários outros em nível federal, estadual e municipal.
O recém-nascido foi abrigado na sede da ASCEPA, a Associação dos Servidores da CEPA (Comissão Estadual de Planejamento Agrícola), hoje IDEC. Essa foi a sede do Sinai durante o primeiro ano de existência. A primeira diretoria foi organizada nos moldes da APROFERN, com representantes de todos os órgãos. 
O sociólogo Manoel de Lima Duarte, o Manu, foi escolhido para liderar o grupo que iria conduzir o primeiro processo eleitoral do Sindicato. Seis meses depois, numa eleição em chapa única, Manu foi reconduzido ao cargo, dessa vez para um mandato de três anos.
As demais Associações continuaram dando apoio material e financeiro ao Sindicato, sobretudo a Ascepa. Mas a dependência não demorou muito. A vitória na luta pelo expediente corrido fez com que a categoria depositasse confiança na importância do sindicato. Mais de 50% dos servidores do segmento aderiram imediatamente ao Sinai.
Primeira diretoria assume tarefa de consolidar o sindicato
A primeira diretoria do Sinai tomou posse em uma assembléia geral histórica no
auditório do Sindicato dos comerciários, no dia 31 de maio de 1989. O primeiro desafio foi buscar a adesão dos servidores. Para isso a direção eleita tratou de fazer um trabalho de esclarecimento a todos os servidores da administração indireta.
Entre várias questões se destacavam explicações sobre: a importância da sindicalização; o papel de um sindicato na vida diária e os benefícios que ele traz para os trabalhadores. Nove meses depois da sua fundação, o primeiro jornal do sindicato anunciava que o número de filiados já excedia 2.500.
Também coube à primeira diretoria a redação do Estatuto do Sindicato. Em seu artigo 2º, o documento já indicava qual seria a linha de conduta do Sinai: “Unir todos os trabalhadores da base na luta em defesa de seus interesses imediatos e futuros; desenvolver atividades na busca e soluções para os problemas da categoria; promover ampla e ativa solidariedade às demais categorias de assalariados, procurando elevar a unidade dos trabalhadores.” 
O Estatuto também deixou clara a amplitude da luta que deveria ser travada. Segundo o documento, o Sinai deve “defender a unidade dos trabalhadores da cidade e do campo na luta pela conquista e um país soberano, democrático e progressista, como também apoiar todas as iniciativas populares e progressistas que visem à melhoria das condições de vida para o povo brasileiro.”
 Primeira diretoria do SINAI - 1989 a 1992
Presidente
Manoel de Lima Duarte
Vice-Presidente
Minervina Rodrigues de França1ª Secretária
Maria Rizolete Fernandes
2º Secretário
Luiz Manoel de Freitas
1º Tesoureiro
Santino Arruda Silva
2º Tesoureiro
Manoel Ferreira da Silva Neto
Dir. Formação Sindical
Edmundo Sinedino Oliveira
Japiassu Silva de Farias
Maria Salete de Lima
Dir. Assuntos Intersindicais
Dilma Lucas da Silva
Maria da Salete Bernardo Câmara
Manoel Marques da Silva Filho
Dir. Imprensa, Comunicação e Memória Sindical:
Maria da Glória Queiroz
Alexandre Guedes Fernandes
Silvia Maria Montenegro Diniz
Dir. Adm. Patrimônio e Informática
Antônio Francisco Silva de Freitas
Mônica de Fátima Rodrigues
Cácio Múcio da Rocha Pascoal
Dir. Cultura, Esporte e Lazer
Haroldo Abuana Osório
Laura Freire de Melo
José Mendonça Filho
Dir. Assuntos Jurídicos:
Maria Dilza Feitosa
Anyole Ramalho Pessoa
Célio Luís Capistrano
Dir. Assuntos de Saúde do Trabalhador
Samuel Mendes
Marcone Magno Pires
Francisco Neco de Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
11º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, ATUALMENETE COM 13 BLOGS 1067 LINKS, ALÉM DE UM TWITTER, UM ORKUT E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO ASSIM 783 PÁGINAS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, SENDO A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES DO RIO GRANDE DO NORTE, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, COM A INSTALAÇÃO DO BLOG STPM JOTA MARIA E EM SEGUIDA, COM O BLOG OESTE NEWS. EQUIPE: JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E KELLY CRISTINA, SITUADO NA RUA LUIZ GONZAGA FERREIRA, Nº 1, BAIRRO BOA VISTA, MOSSORÓ-RN # E-MEIL:JOTAMARIAWEST@HOTMAIL.COM

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 13 BLOGS, 1067 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1085 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!